29/04/1934 - 29/04/1984
A Fé e o Amor a Serviço do Irmão Carente
"Rodeados pelo calor humano vivem, há 50 anos, nossos anciãos do Asilo São Vicente de Paulo."
(Jonal a Folha)
E no dia 29 de abril de 1983, para comemorar a abertura do Ano Jubilar, foi celebrada pelo Pe. Orlando Pretto, uma missa na Capela do Asilo São Vicente de Paulo, que contou com a participação dos festeiros, padrinhos, amigos, vizinhos, vicentinos e grande número de fiéis, entre eles a Sra. Flora Wunderlich Cintra, grande benfeitora desta entidade e filha da doadora de uma parte do terreno do Asilo e o Sr. Thomazo Antonio Reina, filho do Sr. Pascal Reina, fundador desta Casa de Caridade.
Dionéia Soares, Primeira Dama do Estado visita o Asilo São Vicente de Paulo,
no decorrer do Ano Jubilar
Após visita e constatada a urgente necessidade de colaboração, Ir. Ana Maria Martins, recebeu da Sra. Dionéia Soares, uma verba no valor de Cr$ 5.000,000,00 (cinco milhões de cruzeiros).
Primeira Dama dialogando com as vovós

Fato marcante do Jubileu
Desde a sua inauguração há 50 anos atrás, o Asilo São Vicente de Paulo, recebeu a "velhinha" Mariquinha, que é, portanto a única pessoa que por aqui permaneceu por todos estes anos.
É por haver pessoas com objetivo de prolongar e conservar a vida, que o Asilo, vem assistindo ao longo destes anos muitos idosos nos ultimos momentos de suas vidas.
D. Mariquinha
HOMENAGEM AO FUNDADOR (Ano Jubilar)
"Neste momento queremos homenagear o fundador desta Casa de caridade, o Sr, Pascal Reina, na pessoa do seu filho, o Sr. Thomazo Antonio Reina. Hoje este herói da caridade nos assiste lá do céu, ele que entendeu e viveu com toda a força de sua alma, esta frase de Nosso Senhor, Evangelho de São Mateus 25, 40 - Tudo o que fizesdes a um destes meus irmãos mais pequeninos, é a mim mesmo que o fazeis.
O Sr. Pascal Reina, convivendo com a miséria da época, percebeu que a classe mais necessitada era o idoso carente e abandonado. Atendendo o apelo divino, lançou-se na árdua luta da construção de uma casa, para acolher homens e mulheres desprotegidos pela sorte. O seu início foi um lançar-se no escuro, estarrecendo muitos de seus amigos, mas sua fé foi além de todos os obstáculos. Ajudado pelos seus colegas vicentinos, apoiado e auxiliado pela comunidade riopardense, o Asilo São Vicente de Paulo passou a existir.
Antes mesmo de suas obras concluídas, Maria Silva, conhecida por Mariquinha, refugiou-se nesta casa, fugindo da miséria que a maltratava, vivendo ainda hoje, muito feliz neste lar.
Há 29 de abril de 1934, esta casa abriu suas portas para acolher todos aqueles idosos que dela necessitasse. Durante 50 anos, centenas de velhinhos foram aqui assistidos material, espiritual e moralmente, 30 longos anos atendidos pelos Vicentinos e os últimos 20 anos atendidos pelas Filhas da Caridade.
A nossa gratidão ao Sr. Pascal Reina, por tudo o que ele fez pelo município de Rio Pardo e cidades vizinhas, e que o seu exemplo nos leve a socorrer os necessitados que nos cercam e que ele nos conceda de Deus esta graça."
Sucesso na Festa do Jubileu
O Jubileu de Ouro do Asilo São Vicente de Paulo, foi um importante acontecimento para a comunidade, na medida que representava e expressava a força do amor ao próximo, que os riopardenses dispensaram nestas cinco décadas. Trabalho este, que ainda hoje dá seus frutos e rende seus benéficos resultados.
Santa Missa, Celebrada pelo Pe. Orlando Pretto
|
"Só Deus é testemunha da generosidade, apoio, carinho e compreensão de muitos, que dedicaram seu tempo e doações, contribuindo para o brilhantismo e rendimento desta promoção." (Ir. Almelinda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário